Ações de Impacto Social
O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem assume, desde a sua criação, o compromisso com a inclusão social, através de políticas de ação afirmativa, além de desenvolver projetos de pesquisa e de extensão que buscam trazer contribuições para a sociedade, seja na qualificação e formação de recursos humanos, seja na resolução de problemas reais da comunidade externa à universidade, promovendo ações de impactos sociais, científicos e culturais realizadas por meio da inserção social de Projetos e Programas de Extensão na Área de Concentração – Estudos Interdisciplinares da Linguagem em articulação com suas Linhas de Pesquisa: Linha 1 – Análises linguísticas, textuais, discursivas e enunciativas e Linha 2 – Análises literárias, culturais e históricas. Para mais informações:
* Política de ações afirmativas para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, pessoas com deficiência e trans na Pós-Graduação.
* Políticas de Equidade e Diversidade de Gênero na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
* Gestão de bolsas de estudo de Demanda Social (DS) e Excelência Acadêmica (PROEX), para os discentes de pós-graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
* Vagas institucionais para servidores ativos da UFRPE nos Programas de Pós-Graduação.
Ações com Impactos Sociais
Nome do Programa de Extensão: TRANSEDUCAÇÃO: educação, cidadania e inclusão de grupos subalternos
Coordenação geral: Prof. Dr. Natanael Duarte de Azevedo
Público-alvo: Comunidade LGBTQIA+ do Estado de Pernambuco.
Número de Pessoas Atendidas: 82 pessoas
Ações: Curso preparatório para o Supletivo no Estado de Pernambuco; curso preparatório para o ENEM; noções de língua inglesa como fator diferenciador para o sucesso profissional de LGBTQIA+ no mercado de trabalho globalizado.
Bolsas: 3 bolsas de extensão para alunos da graduação em Letras.
Nome do Programa de Extensão: MULTILAB- Laboratório multidisciplinar de formação docente, metodologias ativas e tecnologias digitais: em busca de práticas dialógicas para vivências cidadãs
Coordenação geral: Prof.ª Dr.ª Ivanda Maria Martins Silva
Público-alvo: Professores da Educação Básica do Estado de Pernambuco.
Número de Pessoas Atendidas: 2.078 pessoas
Ações: Formação docente, linguagem e inovações pedagógicas na formação de leitores críticos para cidadania e inclusão social; oficinas Integrativas de ciências e letramento digital: cultura, tecnologia e inclusão social; inclusão digital, tecnologias e formação docente.
Bolsas: 3 bolsas de extensão para alunos da graduação.
Nome do Programa de Extensão: PRÓ-LETRAMENTOS: Multiletramentos e Inclusão Digital
Coordenação geral: Prof. Dr. José Temístocles Ferreira Júnior
Público-alvo: Pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade, contudo independentemente dessa condição, o programa envolve diretamente jovens, adultos e idosos.
Número de Pessoas Atendidas: 313 pessoas
Bolsas: 3 bolsas de extensão para alunos da graduação em Letras.
Nome do Programa de Extensão: Além das Letras
Coordenação geral: Profa. Dra. Claudia Roberta Tavares Silva
Público-alvo: Docentes, alunos de graduação e pós-graduação em Letras e áreas afins, técnicos-administrativos de instituições públicas e privadas de ensino, além da comunidade escolar de instituições públicas e/ou privadas da região metropolitana do Recife.
Número de Pessoas Atendidas: 170 pessoas
Interações com a Educação Básica
PROJETO DE ENSINO- PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PRP/CAPES (Programa de Residência Pedagógica/PRP- CAPES Edital 2022/2024)
Título do projeto: Ensino de Língua Portuguesa/Literatura e inovações pedagógicas: interfaces com práticas de linguagens, letramentos e metodologias ativas no cenário da cultura digital
Período do PROJETO DE ENSINO PRP/CAPES: outubro/2022 a março/2024.
Cursos envolvidos: Licenciatura em Letras/Português – EAD – UFRPE/UAEADTec; Licenciatura em Letras/Espanhol – sede- DL
Coordenação: Profa. Dra. Ivanda Maria Martins Silva – UAEADTec/UFRPE; Prof. Dr. Ewerton Ávila dos Anjos Luna – DL/UFRPE.
Nº de pessoas atingidas: 363
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) por meio dos projetos abaixo, orientados pela docente Claudia Roberta Tavares Silva:
1. Maria Katarina Bezerra Cruz da Silva. Projeto: A poesia insurgente e suas relações dentro da sala de aula. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (BOLSISTA PIBID)
2. Lyandra Santos do Nascimento. Projeto: A poesia insurgente e suas relações dentro da sala de aula. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (VOLUNTÁRIA PIBID)
3. Carlos Eduardo da Silva. Projeto: Cinedebate: uma abordagem entre a alteridade, formação cidadã e produção textual (PIBID). (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (BOLSISTA PIBID)
4. José Arthur Gomes. Projeto: Cinedebate: uma abordagem entre a alteridade, formação cidadã e produção textual. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (BOLSISTA PIBID)
5. Miriam Vasconcelos Ferreira. Projeto: Cinedebate: uma abordagem entre a alteridade, formação cidadã e produção textual (PIBID). (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Educação e Popularização de C&T: Ações desenvolvidas entre 2021 e 2024
A atual política de divulgação das atividades acadêmicas do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) estimula a produção científica do Programa, seja com a apresentação de trabalhos, que se transformarão em publicações futuras, seja em participação como ouvinte de todo o corpo docente e discente, abrindo espaço para contatos entre pesquisadores, tanto para o amadurecimento discente, como para a sua inserção em outros grupos de pesquisas.
Repercussão
* I Seminários de Estudos Literários e Culturais – SELC 2024
Coordenação Geral: Profa. Dra. Ivanda Maria Martins Silva
Quantidade de pessoas atendidas/inscritas: 310
Coordenação Geral: Prof. Dr. Iêdo de Oliveira Paes
Quantidade de pessoas atendidas/inscritas: 285
Coordenação Geral: Prof. Dr. Iêdo de Oliveira Paes
Coordenação Geral: Prof. Dr. Iêdo de Oliveira Paes
Quantidade de pessoas atendidas/inscritas: 105
* II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM (Apoio: Programa de Apoio a Eventos no País - PAEP EDITAL Nº 06/2022 - Resultado Final. Processo: 88887.681732/2022-00)
Coordenação Geral: Prof. Dr. Natanael Duarte de Azevedo
Quantidade de pessoas atendidas/inscritas: 500
Produtos gerados: Anais e E-books:
E-book 01: https://www.editorarealize.com.br/edicao/detalhes/estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino
E-book 02: https://www.editorarealize.com.br/edicao/detalhes/estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino
* Simpósio de Estudos Interdisciplinares da Linguagem (SINTEL). Evento de Extensão, realizado anualmente desde 2020, natureza interdisciplinar no campo dos Estudos da Linguagem. Parcerias: Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/ UFRPE); Letramento, Alfabetização, Tecnologia Digital e Cognição (LATEC); Grupo de Estudos da Linguagem do Instituto Federal de São Paulo (GELIFSP); Instituto Federal de São Paulo (IFSP); Universidade de São Paulo (USP). Evento com abordagem interdisciplinar.
Simpósio de Estudos Interdisciplinares da Linguagem II (SINTEL II).
IV SINTEL Simpósio de Estudos Interdisciplinares da Linguagem (SINTEL).
V SINTEL Simpósio de Estudos Interdisciplinares da Linguagem (SINTEL).
* Cursos Escolas da ABRALIN. Cursos de formação de profissional (formação inicial e continuada de professores). Parceria com ABRALIN. Cursos: 1) Linguagem, gênero e poder: questões de gênero como objeto de análise para os estudos críticos do discurso. 2) Variação linguística numa perspectiva psicolinguística: o caso do gênero gramatical e suas variantes não-binárias em espanhol e português. 3) Revitalização Linguística e Línguas do Nordeste. De 5 a 9 de agosto de 2024, o PROGEL realizou evento em parceria com a ABRALIN e socializou as ações do Programa com os pesquisadores: Prof. Dr. Gabriel Dvoskin (Universidade de Buenos Aires/Argentina); Prof.ª Dr.ª Gabriela Mariel Zunino (Universidade de Buenos Aires/Argentina); Prof. Dr. Luiz Amaral (Cambridge - Massachusetts (USA). Cursos inovadores com foco na internacionalização do Programa.
Educação e Popularização de C&T: Ações desenvolvidas entre 2019 e 2020