Planejamento estratégico

 

Comissão de Planejamento Estratégico e Autoavaliação do PROGEL (Portaria Nº 11/2024 - PROGEL, atualizada):

Prof.ª Dr.ª Amanda Brandão Araújo Moreno (Presidente);

Prof. Dr. Fabio Mario da Silva (Membro titular);

Prof.ª Dr.ª Vicentina Maria Ramires Borba (Membra titular).

Prof.ª Dr.ª Giselle Gomes Monteiro Fracetto (Membra indicada pela Pró-Reitoria de Pós-graduação);

Paulo Ricardo de Andrade Sobral (Membro discente);

Waldemar Cavalcante de Lima Neto (Membro egresso);

Odailta Alves da Silva (Membra representante da comunidade externa à UFRPE).

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

 

Missão do PROGEL: Promover a formação interdisciplinar em pesquisa, ensino e extensão para profissionais na área de estudos da linguagem, contribuindo com a transformação social pela reflexão e produção de conhecimentos científicos sobre a ação da linguagem, com impacto para a sociedade.

Visão do PROGEL: Consolidar-se como um programa de pós-graduação de referência na formação interdisciplinar de profissionais que atuem criticamente na pesquisa, ensino e extensão, ampliando as diferentes abordagens dos estudos da linguagem, no cenário regional e nacional, com vistas à implantação de doutorado em 2023.

Valores do PROGEL: Formação crítica – capacidade de observar e investigar como as relações de poder se refletem e refratam nos usos da linguagem; Inovação – articulação e ampliação da teoria/prática educacional sob perspectivas críticas e interdisciplinares; Diversidade – reconhecimento e respeito às diferentes existências humanas e à pluralidade de produções de conhecimento; Inclusão e Acessibilidade – priorização e estímulo da participação de diferentes perfis, através da formulação e do fomento de ações/estratégias que viabilizem um maior fortalecimento dos referidos valores no Programa.

 

Políticas de cotas e ações afirmativas

Objetiva-se manter e ampliar a política de cotas e ações afirmativas no PROGEL, conforme a RESOLUÇÃO CEPE/UFRPE Nº 444, DE 17 DE MAIO DE 2022, que dispõe sobre a política de ações afirmativas com a finalidade de promover o ingresso e a permanência de pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, pessoas com deficiência e trans na Pós-Graduação Stricto sensu e Lato sensu da Universidade Federal Rural de Pernambuco, para cada uma de suas 2 Linhas de Pesquisa em seus processos seletivos para discentes. A ampliação desse número ocorrerá à medida que também houver o crescimento da entrada de discentes no Programa que, atualmente, é de 30 discentes por processo seletivo.